Não, reaça, eu não estou do seu lado. Não vem transformar esse protesto legítimo em uma ação despolitizante contra a corrupção. Não vem usar nariz de palhaço, não tem palhaço nenhum aqui. Agora que a mídia comprou a manifestação tu vem dizer que acordou?

O povo já está na rua há muito tempo, movimentos sociais estão mobilizados apanhando da polícia faz muito tempo. São eles os baderneiros, os vândalos, os que atrapalham o trânsito. Movimento pelo transporte, Movimento Feminista, Movimento Gay, Movimento pela Terra, Movimento Estudantil… Ninguém tava dormindo! Essa violência que espanta todo mundo não é novidade, não é coisa de agora. Acontece TODOS os dias nas periferias brasileiras, onde não tem câmera pra registrar ou repórter para se machucar e modificar o discurso da mídia.

Não podemos admitir que nossa luta seja convertida pela direita numa passeata contra a corrupção. Não é uma causa de neoliberais. Não é uma causa pelos valores e pela família. Não estamos pedindo o fim do Estado – pelo contrário! – Esse “Acorda, Brasil” não tem absolutamente NADA a ver com a mobilização das últimas semanas.

Então se tu realmente acredita que a mídia tá do nosso lado, abre os olhos! São muitas as maneiras de se acabar com um levante: força policial, mídia oportunista, adoção e desconstrução do discurso…

“Não é nem um pouco fácil entender a proporção que as coisas estão tomando no Brasil. Os protestos estão cada vez mais heterogêneos, e amanhã (hoje) vai ser um dia gigante e imprevisível. Protestos são convocados por desde movimentos libertários e autogestionados (que se encontram na gênese das manifestações) até pelas páginas ufanistas/moralistas/udenistas como a antipetista Acorda Brasil, que dissemina desinformação e preconceito de classe. Se esse choque de alteridades pode ser potente, também pode gerar desmobilização numa questão de semanas. Começou a disputa pelos sentidos da efervescência. Reacionários estão determinados a também sair do facebook e transformar a insatisfação coletiva numa versão inchada do elitista Movimento Cansei, com sua pauta moralista e antipetista. Por outro lado, governistas estão mais preocupados em deslegitimar as manifestações e em blindar os governos petistas, que não se pronunciam sobre o que acontece por não conseguirem compreender o novo, e quando se pronunciam, não conseguem romper com o emcimadomurismo. A multiplicidade de pautas que desaguam nessa insatisfação generalizada torna impossível vislumbrar os rumos que as coisas irão tomar. Será árdua a tarefa de disputá-los.”
slavoj

293 thoughts on “Ei, reaça, vaza dessa marcha!

  1. Natacastro, os protestos de ontem e os de quinta-feira, foram/serão multifacetados e inclusivos. Por tanto não vejo menor motivo, para que bandeiras diversas não sejam erguidas. Como ” Religiões não devem ser isentas de impostos” , “Transparência Brasil” , ” Pago imposto, exijo retorno! ” , e tantas as demais defendidas.
    Pregar a unilateralidade deste movimento é anti revolucionário!
  2. filho, o motivo tem que vir antes. Qualquer motivo que vc quiser impor depois vai ser só um pretexto pra insatisfação generalizada da população. Essa insatisfação é o verdadeiro motivo e as pessoas possuem motivos diferentes para estarem insatisfeitas.
    • Pai, os motivos de nossa insatisfação, já existem há tempos ( pegue as muitas músicas dos anos 80 por exemplo). A partir daí,separamos os casos específicos.
      PS: Porquê meu “avatar” tem que ser uma suástica?
  3. Eita…Ou não entendi o texto incicial ou não entendo os comentários….hahahaha Mas farei um esforço pra ver se eu entendo, tá? Daí vcs me avisam….O tempo todo acontece movimento, galera, sobre/contra/a favor de tudo! O grande problema é que historicamente apoiamos a causa e não a luta. E o apoio à uma determinada causa é sempre moldado por interesses pessoais ou morais. É f….Teve o mamaço e são todas mães sem nada para fazer. Tem sobre essa histeria moral da bancada religiosa e é todo mundo ateu parceiro do capiroto (oi?) “viado “, hetero sem orgulho, puta, vagabundo…tudo é adjetivado! O pessoal do passe livre eram vândalos, talvez referência a visão “vândala” que a classe média tem sobre o transporte público. Mas eu acho que vale tudo, cabe um montão de protesto dentro desse. Só não vale misturar as bolas….O problema é estrutural! Tirar a Dilma e colocar o Aécio não vai adiantar nada! nem colocando o Joaquinzão, paladino da justiça….hahaha. Estrutura. E a maneira de se consertar estrutura é fiscalizando. No momento a pauta, que é no quintalzinho de cada cidade, são as tarifas. É assim que mexeremos nas estruturas. Reaça pra mim é quem apoiou as vaias na Dilma, pagando mais de 200reais no ingresso, chamou o pessoal do passe livre de vândalo , compartilhou o discurso do Jabor e agora, depois dele, voltou atrás também e mudou sua foto do perfil para a bandeira do Brasil abrindo o olhinho….É pracabá
  4. Ok, concordo com você (em parte) que tem que ser cada coisa de uma vez, mas nao ficou claro pra mim qual e a SUA causa. Você citou vários movimentos que já vem ocorrendo há muito, mas, pelo menos eu nao consegui identificar o SEU objetivo. Desculpe se foi algum lapso da minha parte.
    • Oq ela quis dizer é que no sistema político em que vivemos, protestar não é o melhor caminho a se seguir em certos casos… Oq adianta é fiscalizar os políticos e não votar em quem sabemos q se envolveu em corrupção.
      • Ta… E votar em quem então? Serio, hoje todos os partidos fazem aliança, no final, todos eles ganham uma fatia do bolo e contribuem para engordar essa merda que ta aí, se aproveitam até dos que nao sao metidos em corrupção, pois tem que dançar conforme a música.
  5. Uma mobilização popular sem precedentes nos últimos 20 anos, voltada para problemas ligados à ordem nacional, representativa de uma oportunidade singular para as reivindicações de ordem estrutural, e tudo o que o autor do texto consegue fazer é semear a discórdia utilizando-se de uma visão jurássica, cristalizada.
    Francamente…
  6. Acho que a resposta está aqui: (NÃO sou a autora) 8 PONTOS (retirados da entrevista na CBN)
    1 – Em alguns lugares (como São Paulo e Rio) o que aconteceu ontem (17J) foi um swarming mesmo (quer dizer, um enxameamento: a manifestação de uma fenomenologia da interação que só pode ocorrer em sociedades altamente conectadas). Foi o primeiro swarming claramente identificável (e contraído no tempo a ponto de poder ser percebido) no Brasil (semelhante ao 13M e ao 15M em Madri e em outras cidades espanholas e ao 11F na Praça Tahir, no Egito).
    2 – Foram as maiores manifestações de rua desde as dos carapintadas (que antecederam o impeachment de Collor em 1992). Com características inovadoras desta feita: não foram convocadas centralizadamente, não havia liderança (e sim multiliderança, múltiplas lideranças emergentes e eventuais) e uma prova disso, em São Paulo, é que não foi propriamente um ato, as passeatas se bifurcaram, percorreram e ocuparam várias localidades da cidade (na verdade, pararam mesmo São Paulo).
    3 – Minha estimativa é que 300 mil pessoas saíram às ruas no Brasil. A avaliação de 65 mil pessoas feita para São Paulo é incorreta (aqui teve mais ou menos o mesmo número de manifestantes do que no Rio de Janeiro, senão mais). Além disso a movimentação ocorreu em dezenas de cidades brasileiras (além das capitais).
    4 – O vandalismo, onde houve, foi lateral, pontual. As multidões enxameadas se manifestaram pacificamente e coibiram atos violentos.
    5 – As manifestações expressaram um descontentamento com a relação Estado-sociedade ainda vigente. O sentimento generalizado – difuso porém identificável – expressava uma indignação com a velha política, sobretudo com os partidos. A multidão gritando “Sem partido, sem partido” e constrangendo os militantes partidários a recolherem suas bandeiras, indica uma clara recusa à privatização da política.
    6 – Enfatizo também que não se trata mais de massas convocadas por organizações centralizadas, mas de multidões de pessoas consteladas de modo distribuído (e que se não entendermos isso não vamos entender nada).
    7 – Como o Estado e os governos a partir de agora vão poder se comunicar com essa sociedade altamente conectada e com graus crescentes de interatividade? Não sei a resposta. O Estado e os governos vão ter que descobrir um modo de se conectar mais e interagir mais, por dentro e para fora. Ressalto que os agentes políticos ainda não estão entendendo nada quando pedem por lideranças para negociar. Mas não existem lideranças capazes de representar esse tipo de movimentação. E nem se trata propriamente de negociação. Embora um dos elementos desencadeadores dos protestos foi o aumento das passagens de ônibus, as movimentações expressam uma pauta variadíssima (que vai desde as fortunas gastas com a Copa vis-a-vis à péssima qualidade dos serviços públicos, passando pela indignação com a corrupção política generalizada até o descontentamento com certas leis antidemocráticas que vêm sendo aprovadas pelo Congresso Nacional: como a PEC 37 e o projeto de lei do PT que tenta manietar o Supremo Tribunal Federal).
    8 – Concluo dizendo que o sentido mais geral de tudo que vem acontecendo nessas novas expressões políticas da sociedade-em-rede, no Brasil e em outros países, aponta para uma reinvenção da política, para uma reinvenção da democracia.
  7. Para mim, o nosso povo está ávido por uma verdadeira mudança de tudo aquilo que teve que viver até agora. A revolta surgiu naturalmente devido a repulsa que cada um de nós sente diante de tanta maracutaia, corrupção, banalização da violência urbana, da impunidade, das manipulações do poder etc. Existe um estado de espírito que já é cultural neste país e que me dá asco. Aquelas histórias de que “achado não é roubado” ou que “ladrão que rouba ladrão…” ou “se você não rouba outro o fará.” Enfim, toda causa é boa porque ela só pode ser melhor do que tudo aquilo que já estamos acostumados a viver. A melhor tribuna está nas ruas e nas avenidas. A vontade do povo é a voz de Deus.
  8. Que papo furado! As manifestações são legítimas e já estava na hora da classe média começar a falar também. pode chamar de reaça ou o que quiser, mas para melhorar é preciso de ação e de mudança de atitude.
  9. Discurso de petista envergonhado: “eeei… peraí que vou copiar o discurso do Occupy Wall Street e vou dizer que, se vc não é um ‘manifestante’ profissional, forjado nas bandeirinhas vermelhinhas enfeitadas com estrelinhas, significa que vc só se ‘desacomodou’ agora e.,… e,,. é um reacionário! Só quem está pedindo, sei lá, o socialismo, desde o século passado, é que tem o direito de fazer parte desta massa..” Vão me desculpar, mas, se acham que marchar por aí dispensa o ato do convencimento, melhor ficar no wordpress e no facebook… porque ser “reacionário”, nesse caso, tá bom demais, principalmente quando fica escancarado (vai lá… os “antropólogos” de plantão estão tentando explicar) que PT, no governo, foi a melhor demonstração de que ideologia não muda governo e muito menos o modelo democrático. É preciso sertir-se e demonstrar ser palhaço, sobretudo aqueles que se iludiram com a democracia representativa e escolheram mal prá diabo! Se ser reacionário é ser antipetista, vou mandar fazer minha roupinha reaça agora mesmo!
  10. e tem mais, chamar de reaça quem é antipetista é de extrema ignorância e pré-conceito. fui petista de carterinha durante boa parte da minha vida e hoje odeio o pt e o pmdb com todas a minhas forças, desnecessário explicar o motivo, pois me parece óbvio. qualquer opinião de defesa desses caras é, para mim, é de quem faz parte da mesma quadrilha. sou apartidária, não confio na boa vontade de político nenhum , da mídia e de opiniões tendenciosas como esse texto que acabei de ler. outra coisa, é péssimo ler os comentário nesnte blog. o fundo não dá leitura e a font é horrível.
  11. É triste ver que, mesmo com tamanha oportunidade nas mãos, a parte de nós prefere, ao invés de ajudar a resolver os problemas, apelar para esse fundamentalismo ideológico que mais cega do que ajuda a enxergar, como se tivessem toda a sabedoria do mundo sem precisarem se questionar.
  12. Li seu texto , e concordo com tudo , a mídia conservadota tá se aproveitando dessas manifestações que até então era classificado por eles de bardeneiros e vândalos pra colocar e pautar interesses conservadores
  13. E não é nada mal sermos o País do futebol,o que não é nenhum pouco legal é o governo investir em uma copa do mundo,gastar bilhões e bilhões em estádios e em tudo o que sediar uma uma copa requer e deixar a saúde,educação,cultura,etc, de lado…é uma vergonha não termos hospitais decentes,dignos de um povo que luta dia e noite para construir uma vida melhor,a educação no País não tem seus devidos investimentos,isso tudo reflete na nova geração..essa mesma geração que não estava dormindo,mas foi ao longo do tempo sendo calada pela repressão,pela censura,pelo governo..triste ver que por muito tempo foi assim..Mas agora o povo reconheceu o valor de sua voz,e os brasileiros deram-se as mãos,unidos vão á luta por um País melhor digno de seu povo..Queremos ver o País do futebol ser também o País da saúde,educação!
  14. Uma pena esse pedantismo. Não me senti ofendido em nenhum momento até porque acredito que não me incluo no perfil que você descreveu. Mas “reaça” de verdade meu amigo, é você. Só que de esquerda.
    E outra, você deveria estar grato de terem 100 mil nas ruas. Esse “Brasil acordado desde sempre” que você descreve nunca mudou nada. Existe a dispersão, existe o conflito de interesses, mas simplesmente falar “vaza dessa marcha” é no mínimo falta de visão da sua parte.
  15. “Reacionário é todo aquele que se contrapõe à Revolução, entendida como a subversão da estrutura socio-econômica e política da sociedade. Para a resolução das contradições sociais em determinado momento histórico.”
    Ironicamente, o autor deste texto se encaixa perfeitamente na definição de “reaça” deste momento histórico.
  16. Se o que o autor do artigo chama de “reaça” cair fora das manifestações, ela vai se reduzir a 1% e continuar se afogando na sua insignificância. Gostem os pseudo-comunistas ou não.
  17. como arquiteto, as vezes tenho que rasgar tudo e começar um novo desenho do zero.
    direita, esquerda, globo, veja, carta capital…nada disso importa! é tudo bobagem!
    é hora de começar do zero esse desenho cheio de remendos e puxadinhos!!!
  18. Como um amigo falou “Se focar só nas tarifas, existe o risco de algumas pessoas esfriarem quando conseguir baixar os preços das passagens.”
    Suponhamos que não exista a segregação. E que nós só lutemos pelo transporte público.
    Ganhamos a causa, as tarifas são abaixadas. Tá iaí?? Depois vamos pra rua de novo pedir pela PEC 37 e 33? E se conseguirmos bons resultados, vamos pra rua de novo pedir pelo impeachment de Maluf, Renan, Genoíno, Dirceu e Collor , e depois??
    Temos que aproveitar a força que temos agora, temos que aproveitar a mídia internacional e o apoio dos outros países para apertar o governo na parede e fazer mudar de verdade. Não queremos só a melhora do transporte, e se agora só lutarmos por isso, vamos viver para protestar?? cada semana ou cada mês uma coisa até mudar completamente?? Não segregar, nessa altura do campeonato é impossível, pq a grande maioria das pessoas que estão nas ruas, inclusive eu, não estão lá só por conta do transporte, não se solidarizaram só com o MPL, eles querem a melhora do país num todo, claro que precisamos ser específicos sobre as mudanças que queremos, precisamos sim de foco, mas foco para não ser tão abrangente, precisamos ser específicos, só isso. Tenho fé que vai funcionar, todos temos, e precisamos dizer tim tim por tim tim o que queremos e não sair das ruas enquanto não nos ouvirem e atenderem a todas as nossas exigências. Agora verdade precisa ser dita, acreditar em não segregação a essa altura chega a ser utopia. A coisa já está em proporções muito, mais muito maiores.
  19. Deixa quem quiser participar, participar. Para de achar que essa luta é sua. As pessoas pela primeira vez estão indo a rua pra mostrar que estão descontentes com o governo, e vc e mais uns pedem pra qm ta na rua sair dela? Não importa sua bandeira. O importante é ir pra rua, somar. Não se revolte pq pessoas de direita querem mudança. Fique feliz por isso.
  20. Muito legal sua opinião, mas como vc sabe, existem opiniões contrárias e espero que vc não censure a minha, como outros blogs vem fazendo.
    Hoje é muito lindo se dizer de esquerda, criticar a direita e “seus valores burgueses” e dizer que luta pelos direitos da família. Mas qual é a de vocês? Eu não entendo mesmo. De cidadão pra cidadão, não seria mais inteligente unir todos num só movimento? Por mais que aja poucos com a verdadeira ideologia, o impacto é muito maior (basta checar a repercussão nas mídias internacionais ontem).
    Vocês vão mandar os “reaças”vazarem da marcha? Ok, mas não vem a cabeça de vocês que são esses “reaças”que tão fazendo a marcha ir pra frente? Que tão lutando, como vocês, contra tudo aquilo que não concordam? Que merda de união é essa? Se vcs não querem esses que lutam contra a corrupção, contra a COPA, contra as Olimpíadas, contra a prisão dos mensaleiros, etc.. Por que não vão vocês simplesmente embora?
    Se fosse o MPL que comandasse as manifestações hj, não teria ele escolhido as direções da manifestação? O povo NÃO QUER lideranças partidárias ou pseudo-lideranças, que só querem alcançar seus próprios interesses e depois “cair fora”. O povo clama por justiça, educação, saúde. O povo clama SIM, pelo fim deste governo corrupto e tudo aquilo que os incomoda. E sinto dizer-lhes: A manifestação agora é do povo, não do MPL (pense em números e veja os cartazes. Quantos estão lá com outros interesses? Ah, obrigado…). E como bem dizem, “os incomodados que se mudem”. E digo mais: Quem não apoia os interesses do povo, não faz parte dele.
    Obrigado
  21. Vamos fazer o que os argentinos fazem há muito tempo: protestar em favor dos interesses de uma NAÇÃO. Até hoje fomos apenas capachos de políticos mal intencionados. O motivo único, a meu ver, destes protestos é: CANSAMOS DE SER ROUBADOS. Foi assim que a Revolução Francesa começou; com a insatisfação generalizada da população que havia cansado de ser explorada pelo estado.
  22. Muito bom o seu texto,adorei e o título Ei REAÇA VAZA DESTA MARCHA ” merece cartazes mil para os que querem manipular o movimento, a Globo já e revistas reaças já abraçaram a causa….

Leave a Reply