terça-feira, 11 de junho de 2013

Conferência Nacional do Meio Ambiente amanhã, 12 e no dia 19, em Visconde do Rio Branco





       


Nota distribuída pela Secretária Municipal do Meio Ambiente Gevânia Namato convida a população para participar da Conferência Municipal do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 12, e na próxima segunda, 17.  Amanhã a duração vai de oito às 18 horas. Na segunda-feira, de 09 às 18, na Câmara Municipal, Galeria do Éden. 

O convite anuncia que “a conferência é um instrumento de Educação Ambiental e Democracia Participativa orientada pelas diretrizes do Ministério do Meio Ambiente...” E se fundamenta nos itens:
1 - Desenvolvimento Sustentável
2 - Transversalidade
3 - Fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente
4 - Controle e participação Social.


        Vem em boa hora esta iniciativa, já que neste Município o meio ambiente vem sendo agredido desde as últimas décadas do século passado, em conseqüência de um crescimento urbano desordenado, por falta de planejamento.  O aumento da população migrada das metrópoles onde as condições de vida se tornaram difíceis devido ao desemprego e à violência urbana, provocaram alta densidade demográfica.  O fenômeno social vinha sendo previsível, mas não encontrou na cidade uma preocupação com a maneira racional de ocupar o solo. E tornou-se forte atrativo para a especulação imobiliária. 

        Teria que haver interesse pela preservação das áreas verdes, principalmente no alto dos morros que circundam o centro da cidade. O Desenvolvimento Sustentável foi desconsiderado. Houve muita devastação, na formação de novos bairros, sem o cuidado de preservação de um percentual razoável que mantivesse o equilíbrio para manter a umidade e a consistência do solo, com alimentação dos lençóis freáticos, preservadores das minas, e liberadores, após algum tempo de retenção, das águas das chuvas, quando viesse a estiagem.

        Sem esse equilíbrio, passamos a ter a vegetação substituída pelo asfalto e pelo cimento armado, o que leva as águas pluviais diretamente para os rios e vem provocando enchentes devastadoras em intervalos que variam de um a dois anos, com mortes, prejuízos materiais, danificação de vias públicas, destruição de pontes, habitações, invasão de pontos comerciais e muito transtorno. 
Enchente de 2010. Imaem: Jornal  A Voz


        As obras públicas e particulares invadiram o leito dos rios, sem respeitar os 15 metros, da legislação municipal, e os 30 da federal, que deveriam ser preservados para manutenção das matas ciliares, as protetoras dos cursos de água. Sem essa proteção, o assoreamento e as obras dentro de suas calhas retêm as cheias e causa o transbordamento.
Av. Beira Rio. CM 09/07/2012


        Se houvesse o planejamento, a abertura de bairros no plano horizontal, afastado dos rios, ao longo das rodovias de ligação com outros municípios e com a zona rural, seria a maneira mais adequada de atender a demanda pelo crescimento urbano. 

        A invasão ao leito dos rios gerou muitas áreas de risco e expõe muita gente ao perigo das enchentes que chegam de repente, sem tempo de aviso, quando nuvens carregadas trombam com as serras das nascentes da Piedade ou de São Geraldo, das quais o centro da cidade se encontra a apenas 15 km calculados de distância.

        As obras se encontram dentro do Chopotó a partir da Ponte do Pito Aceso, atravessa a cidade até os limites de Guidoval, onde recebe o Rio dos Bagres, na Zona Rural da Barra de Guiricema. E a invasão do Piedade começa onde seu curso atinge a zona urbana, passando pela COHAB 1, Bairro da Piedade, Bairro Veneza até o encontro com o Chopotó, próximo à estação ferroviária e à ponte do Dr. Lelé.   Do ângulo daquele encontro, são visíveis as construções dentro de um e de outro rio.
Construções dentro do Rio Piedade até o Chopotó. CM 16/07/2012

Construções dentro do Rio Chopotó. CM 16/07/2012




        A transversalidade, na situação específica de Visconde do Rio Branco, pode ser considerada como o próprio itinerário dos rios, no cruzamento de córregos, ruas e obstáculos ao seu escoamento, como as enxurradas que vêm engrossar suas águas e atingir as áreas de risco.

        O Fortalecimento do Sistema Nacional do Meio ambiente, a partir do Município, somente é viável de maneira paliativa, diante da degradação existente. Quem vai tomar a iniciativa para esse fortalecimento, se os próprios poderes municipais foram agentes ou omissos, ou coniventes com as ações que resultaram no quadro atual?

        Exigir somente da população que não jogue papel ou plástico na rua, porque entope bueiros está fora de propósito se alvarás para construções de prédios particulares dentro dos rios foram expedidos pelos poderes constituídos. E esses mesmos poderes executaram obras públicas como pista de rolamento para o trânsito em cima daquelas margens que a legislação determina que fossem preservadas. E um erro provocou vários outros.  Onde passa uma rua, surgem vários estabelecimentos comerciais e residenciais, em situações vulneráveis.  As enchentes que transbordam, invadem aquelas construções ocupadas por gente e objetos de valor.
Rio Chopotó entre a Av. Beira Rio e a Rua José Lopes.  Casas e comércio dos dois lados. CM 16/07/2012


        O Controle e a Participação Social anulam-se se o poder público não fizer a sua parte. Pelo contrário: os poderes constituídos têm que tomar a iniciativa de reduzir os males causados, com definição  das áreas de risco conhecidas e descobrir outras que existam e ainda não foram constatadas. Para isto, técnicos em engenharia civil terão que trabalhar e analisar, como foi feito no prédio do Hotel Braga, que estava no centro da cidade, ameaçado de desabar e que dependeu do acaso de uma ação policial atrás de denúncias de prostituição infantil, para se chegar ao perigo desconhecido. Era um perigo ambiental onde muita gente vivia e transitava sem imaginar o que poderia acontecer. 
Hotel Braga. Rachadura externa. Site da Prefeitura

Hotel Braga. Rachadura externa. Site da Prefeitura

Hotel Braga.inspeção interna. Site da Prefeitura

Hotel Braga. Fachada com rua interditada. Site da Prefeitura


        Assim, há vários pontos sujeitos a causar vítimas, pela falta de previdência no momento certo.

        Para começar uma ação no Município com vistas, pelo menos, à correção e recuperação das perdas ambientais, cabe fazer plantio de árvores nas ruas dos bairros onde havia vegetação, sob orientação de engenheiros florestais, para evitar aquelas cujas raízes danificam os alicerces das obras laterais. Aprender com a lição dos erros cometidos e fazer um planejamento para, no mínimo, médio prazo, baseado nas estimativas de crescimento populacional fornecidas pelo IBGE.  Proibir mais construções dentro dos rios e nos altos dos morros.  Declarar intransferíveis as construções em áreas de risco e novas obras nessas áreas. 

        Há, no entanto, um desafio muito grande: desativar as pistas de trânsito nas margens dos rios.  Por que é um desafio?

        Como ficaria tudo o que foi construído ao longo dessas vias?  

        Claro que o certo e o justo seria indenizar os proprietários e abrir outros espaços para sua transferência.  Tudo ali são áreas de risco.

        Há condições para essa solução?

        Ou todos permanecerão sob risco a vida inteira?

Este é o convite:


Convite para Conferência Municipal do Meio Ambiente de Visconde do Rio Branco, a ser realizada dias 12 e 17 de junho, de 08:00 as 18:00 horas e 09 às 18:00 horas, na Câmara Municipal, Galeria Éden Clube. Gostaria de contar com a presença de todos cidadãos riobranquenses para promovermos o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. (PNRS), segue para apreciação de todos sobre a Conferência Nacional.
Conferência Nacional do Meio Ambiente
Voz e voto para contribuir de forma efetiva na elaboração de políticas públicas ambientais. Isso se tornou possível com a realização da Conferência Nacional do Meio Ambiente, um fórum que fez história ao tornar realidade o chamado empoderamento social aos diferentes setores da sociedade que assumem sua responsabilidade com o meio ambiente. Afinal, a definição de políticas públicas para um Brasil sustentável depende de mudanças na forma de atuação das esferas governamentais, do setor produtivo, das organizações da sociedade, chegando ao cotidiano de cada cidadão.
Para isso, é preciso rever e ampliar a nossa noção de desenvolvimento e entendê-lo como uma construção coletiva capaz de gerar qualidade de vida nas dimensões ambiental, econômica, social, cultural e ética.
Em suas edições, a conferência coloca para a sociedade temas estratégicos para o País, que visam a conservação da biodiversidade, da água, do clima e dos recursos energéticos, com vistas ao desenvolvimento sustentável, levando em consideração que é possível sim crescer sem degradar a natureza.
Vamos Cuidar do Brasil - Com este lema, a CNMA convoca o Brasil para debater problemas e soluções, diretrizes, ações e políticas públicas e é com a realização de conferências locais, que podem ser municipais, regionais e estaduais, que grande parte dos atores sociais podem participar da CNMA.
Da etapa estadual saem os delegados da Conferência Nacional, o que constitui um processo de baixo para cima, respeitando equidade de gênero, 30% de delegados do setor empresarial, 5% para povos indígenas, 5% para comunidades tradicionais, 40% de ONGs e Movimentos Sociais e 20% de representantes de governos.
Acima de tudo, a conferência é um instrumento de Educação Ambiental e Democracia Participativa orientada pelas diretrizes do MMA:
1 - Desenvolvimento Sustentável
2 - Transversalidade
3 - Fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente
4 - Controle e participação Social"

Acaba de chegar22:50:  a comunicaão da programação da Conferência, como segue:



Gevânia Namorato
Gevânia Namorato atualizou seu status: "Conferência Municipal de Meio Ambiente de Visconde do Rio Branco - 12 de junho de 2013



1º Dia





Das 8h às 9h – Recepção e credenciamento



9h – Sessão Solene de Abertura



9:30h– Apresentação e aprovação do regimento interno da Conferência



10h – Apresentação das linhas gerais dos temas da Conferência, como subsídios para as discussões nos grupos

de trabalho



10h – Produção e Consumo Sustentáveis



10:30h - Redução dos Impactos Ambientais



11:00h - Geração de Empregos e renda



11:30h - Educação Ambiental









12:00 h - Intervalo







Tarde



13h30 – Instalação e início das discussões dos grupos de trabalho de acordo com os eixos propostos:



Tema – Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos:



I. produção e consumo sustentáveis;



II. redução dos impactos ambientais;





III. geração de emprego e renda;



IV. educação ambiental.





18h – Encerramento do primeiro dia



(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)  

           



       


Nenhum comentário:

Postar um comentário