sexta-feira, 7 de junho de 2013

Errei.... erramos: O Banco Mineiro não foi fundado por Adriano Telles

Imagem: Danton Ferreira 



1)           - Na edição de ontem, quinta, 06/06, comentamos:

“O mês de junho começou com a demolição do prédio do antigo Banco Mineiro  S.A., na Praça da Estação(Praça Getúlio Vargas), fundado por Adriano Telles em 1928, conforme inscrição na calçada à sua porta. Tinha aquela instituição financeira a finalidade de financiar os produtores rurais de Café, conforme crônica de Edgard Amin, no Jornal A Imprensa, quando se refere ao livro do rio-branquense nato, Ruy do Brasil Leal, onde ele conta:

 - “A Casa Teles foi fundada por Adriano Teles e Abílio Mesquita, o primeiro tio da mãe do Sr. Ruy e o segundo primo primeiro da sua avó, ambos portugueses.

Compravam todo o café, feijão, milho, etc da vasta Zona da Mata. Construíram na cidade três engenhos de café e fundaram o Banco Mineiro para financiar os lavradores da região.

2)                - ”O novo número do jornal, de ontem, A Imprensa - Nº 29 - 6 de Junho de 2013 – publica na coluna de Edgard Amin 

 “BANCO MINEIRO

Diante do desenvolvimento de nossa cidade no século passado, um grupo de rio-branquenses liderado pelo Dr. Diogo Braga, fundou em 1928, um banco próprio, o Banco Mineiro S/A, que mais tarde foi vendido ao Banco Econômico de Minas Gerais.
A sua sede foi a pique neste último domingo (02/06) onde será construído um mega prédio. Só restará a lembrança do imponente prédio do único banco riobranquense”. 

3)                –  Escrevi hoje ao Edgar o que segue:
No Consciência da Mata de ontem, reproduzi trecho de matéria sua em que você cita um seu cliente como autor de um livro onde ele diz que o fundador foi Adriano Telles, para financiar os plantadores de café.  Veja, por obséquio, O Consciência de ontem.” 
Diante disto, eu gostaría que chegássemos a uma conclusão, para, se for o caso, eu retificar o que publiquei.


4)                – E tive a resposta do Edgar:
É uma dúvida insana, mas sei que um dos fundadores foi de fato o Dr Diogo. Com certeza houveram outros. Citei apenas um que é de tradicional família da cidade".  

5)                – Repliquei:

"Deixemos como está.  Se houver alguém que possa nos esclarecer a respeito, faremos os complementos cabíveis.  Talvez  Dona Theresinha de Almeida Pinto(Museu) possa nos tirar a dúvida."


6)                – Imediatamente recebi e-mail da Professora Theresinha de Almeida Pinto, neste teor:
“Lendo seu jornal de 6/6, vi a notícia sobre o Banco Mineiro e a afirmação de que ele foi fundado por Adriano Telles. Entretanto, isto , realmente não aconteceu, uma vez que o Adriano voltou, definitivamente, para Portugal em l908, enquanto o Banco Mineiro foi fundado em l928, por um grupo formado pelos irmãos Mesquita, Diogo Fernandes Braga e outros mais.

Fica, portanto, corrigido o erro:  “o Banco Mineiro foi fundado em l928, por um grupo formado pelos irmãos Mesquita, Diogo Fernandes Braga e outros mais”(Professora Theresinha de Almeida Pinto, diretora do Museu do Patrimônio Histórico e Cultural de Visconde do Rio Branco).


(Franklin Netto – viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)

Um comentário:

  1. Outra correção: não foi sucedido pelo Banco Mineiro do Oeste, nem BRADESCO. Foi comprado pelos irmãos Tasso, Célio e Renato Assunção, com sede transferida para BHzte. Depois foi vendido para o UNIBANCO, que se associou ao ITAÚ

    ResponderExcluir