quarta-feira, 5 de junho de 2013

Há novidades na programação do 2º Festival de Cinema, com inscrições de tirar o fôlego



         
        Jacynto Batalha  anunciou a inclusão de “Cuba sem censura – 50 anos de dignidade”, um documentário baseado em imagens e depoimentos colhidos na Ilha de Fidel pelo rio-branquense Sérgio Pinto. E mostra o comportamento de um povo cheio de amor próprio e orgulho de si mesmo. Um pequeno país que há mais de 50 anos sofre o preconceituoso bloqueio econômico imposto pelo pais mais poderoso do mundo, os Estados Unidos da América. Jacynto e Sérgo estão legendando os depoimentos, embora o “espanhol” falado por aquele povo seja quase compreensível para os brasileiros.

        A importância desse documentário é mostrar o nível cultural daquela gente que, mesmo dispondo de pouca riqueza material, consegue oferecer educação de nível superior a mais da metade da população. E onde o hábito de leitura faz consumir mais livros do que todos os leitores brasileiros.

        Além dessa parceria, Jacynto inscreveu também o curta metragem “Timbuga, uma lenda viva em extinção”, que aborda o jeito de ser de uma figura popular da cidade.

        Outra novidade fica por conta do estreante cineasta Leandro Gonçalves, que lança o curta “A Bailarina”. 

        Luciano Benhame troca “O golpe da Mulata”, por Pelas esquinas da vida, sua mais recente produção.  

        Batismo de Sangue, conforme fora noticiado, fica suspenso para ajustamento de programação.

        O Canto do Araponga, de Carlos Canela, fica confirmado.

        Outra novidade é a inscrição de Zé do Pedal, de Fabrício Menicucci Bruno Lima, que aborda a aventura de um ciclista que passa 30 anos percorrendo o mundo.

        Ficam confirmados Legião estrangeira, de Antonio Pinto; A Onda da Vida, de Jose Augusto Muleta; O Menino e o Vento, filmado em VRB, na Década de 60, de Carlos Hugo Christensen; Projeto Glória, de Refael Aguiar; o Curta-metragem O Intruso, de Filipe Ruffato.


         Alguns já anunciados como possíveis de exibição ficarão a depender de futuros entendimentos:


Um Filme de Erick Leite a ser designado; Um Filme de JORSOM, a ser indicado;
Um Filme de Geraldo  e Renato Santos Pereira, a ser designado; Batismo de Sangue--Frei Fernando de Brito  de VRB;  Eu Dou o Que Ela Gosta,  filmado em VRB, na Década de 70; e O sol dos amantes – GSP.







Nenhum comentário:

Postar um comentário