terça-feira, 17 de setembro de 2013

COLUNA- DO PAULO TIMM(Torres-RS) - Drops Revista Diária set 17 - O PETROLEO É NOSSO



 Drops Revista Diária set 17 - O PETROLEO É NOSSO





O PETRÓLEO É NOSSO!

Paulo Timm – Torres set 17 - copyleft

A intensa mobilização nas Redes em torno da defesa do pré-sal, prestes a ser entregue através de um leilão prejudicial aos interesses nacionais à empresas internacionais surpreende de novo. Muitos acreditavam que essa Mídia estava a serviço de potências estrangeiras com o objetivo de manipular a juventude. Agora, começa-se a se perceber que ela é um múltiplo da fala. A discussão sobre os leilões do pré sal começou no nível técnico, com alguns engenheiros e ex-diretores da PETROBRÁS chamando a atenção de que eles estavam trocando as gerações futuras pelo caixa de curto prazo. O tema expandiu para os Sindicatos de Petroleiros, para o Clube de Engenharia, para a CUT e CGT,  para alguns políticos, até que explodiu em manifestações no último 7 de Setembro. Agora, três Senadores, R. Requião mais Pedro Simon, do PMDB , e  o Senador  Randolfe Rodrigues , do PSOL , apressam-se para aprovar um Decreto Legislativo suspendendo o Leilão do Poço de Libras, que deveria se realizar no próximo 21 de outubro. Guilherme Delgado, conceituado economista, colunista do CORREIO DA CIDADANIA –www.correiocidadania.com.br afirma:
Seja pelo argumento da soberania, seja pelo argumento da lisura da licitação pública, o leilão no mínimo teria que ser suspenso. Mas não há na grande mídia, mesmo naquela que revelou o segredo da espionagem, qualquer investigação sobre o potencial de corrupção internacional que envolve tal fato. O Campo de Libra é o maior campo medido e comprovado na área do pré-sal, com reserva ora em licitação de 8 a 10 bilhões de barris e potencial de muito mais, a depender dos segredos industriais que somente a Petrobrás detém. Acessar esses segredos ou alguns deles, como informação privilegiada obtida por espionagem, macula na origem toda ideia de licitude. Ademais, não se trata de uma licitação qualquer, mas da concessão de uma área equivalente a cerca de 80% da reservas comprovadas do petróleo brasileiro.

Um dos fatores que inibe a realização do Leilão é a descoberta de espionagem dos Estados Unidos na PETROBRÁS. Autoridades do próprio Governo Federal denunciam que a bisbilhotagem ultrapassou os limites da segurança política e invadiu o campo da soberania nacional e da economia. Detentor de informações sobre o Campo leiloado o Governo americano pode ter repassado valiosas informações às empresas concorrentes, maculando a lisura do processo. A Presidente Dilma até poderia ter decidido honrar o compromisso da viagem de Estado aos Estados Unidos, mas desde que anulasse o Leilão de Libras. Do contrário, indo ou não indo, estará trocando os anéis do pré-sal pelo mero gesto de grandiloqüência, para não dizer simples bravata.

Veja-se que agora não são apenas jovens encapuçados e pintados, nem Black blocs furiosos que estão nas ruas contra a falta de representação. É a sociedade organizada mais tradicional que questiona uma determinação do Governo Federal, exigindo o retorno à linha programática que o elegeu desde 2002. É o repique da Campanha O PETRÓLEO É NOSSO que comoveu o país inteiro na década de 50 do século passado e que culminou na criação da PETROBRÁS como patrimônio público e símbolo da nova economia nacional que se erguia sob a batuta de Vargas.

Não ao leilão de Libra!
 informações no www.cut.org.br
Em reunião no dia 11 de setembro, na sede da UGT, as centrais sindicais reiteraram a necessidade da suspesão dos leilões de petróleo, particularmente a entrega do campo de Libra a preço de banana, marcado para o próximo dia 21 de outubro.
Não bastasse o conjunto de irregularidades que está contido nesse leilão - como, por exemplo, passar por cima dos fundamentos da lei de partilha (nº 12.351) aprovado pelo Congresso Nacional -, a espionagem da agência norte-americana NSA sobre a Petrobrás transformou o leilão em jogo de carta marcada, favorável às multinacionais.
Isso é um verdadeiro atentado contra a soberania nacional, o desenvolvimento do Brasil e o futuro de nosso país.
São paulo, 11 de setmebro de 2013
Assinam
CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES- CUT
CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES BRASILEIROS- CGTB
CONLUTAS
CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL- CTB
NOVA CENTRAL SINDICAL DOS TRABALHADORES NCST
UNIAO GERAL DOS TRABALHADORES- UGT
CONFEDERAÇÃO SINDICAL BRASILEIRA- CSB
CENTAL Unica dos trabalhadores- CUT


Dilma entrega o Maior Campo de Petróleo do Mundo aos Rockefeller e Rothschild
Vejam o ótimo vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário