terça-feira, 10 de setembro de 2013

Edgard Amin escreve(Original publicado em A Imprensa)

GILSON BALBI FILHO – O homem, o amigo, o profissional.


Ubaense de nascimento, mas rio-branquense de coração, Gilson Balbi Filho, após se formar em Odontologia pela UFJF, chegou a cidade em meados da década de 80. Após seu casamento com Yara Amin Torres, instalou-se profissionalmente com seu consultório na cidade, onde construiu uma bela carreira profissional. Especializou-se em diversas áreas odontológicas, tornando-se um ícone de excelência em sua profissão.  


Sempre de bem com a vida, conquistou a simpatia de todos com seu carinho e atenção. Quando nasceu o filho Thiago, sua vida se transformou ainda mais, agora no papel de pai, fez de tudo para que Thiago tivesse uma educação exemplar. E conseguiu. Guinho formou-se em direito pela UFJF, tendo sido aprovado na primeira tentativa da difícil prova da OAB, e segue firme em seu objetivo de conquistar um espaço no mercado de trabalho, via concurso público.


Mas muito prematuramente ele nos deixou, causando uma lacuna muito grande em seus familiares, amigos e clientes. Deus o quis ao seu lado. Foi uma perda muito grande, pois além de um homem íntegro, exemplar e pai de família, deixou um legado para seu filho e todos que o conheceram.


Foi homenageado em tema enredo da Escola de Samba Juventude do Barreiro em 2002 com o tema “O Dentista”.


Foi condecorado pela Câmara Municipal de VRB, com o título de Cidadão Honorário in memoriam, pelo seu destaque e serviços prestados a sociedade rio-branquense.


Ainda recebeu em vida, várias outras homenagens em Ubá e Visconde do Rio Branco.


Se eu tivesse que expressar meu sentimento para com ele, nada melhor que a música, Amigo de Roberto Carlos:


Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas.
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada. Me  lembro de todas as lutas, meu bom companheiro. Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro. O seu coração é uma casa de portas abertas. Amigo você é o mais certo das horas incertas.

Às vezes em certos momentos difíceis da vida.Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída.A sua palavra de força, de fé e de carinho. Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho.

Meu caro Gilson. A nossa caminhada ainda não terminou. Por que você se foi assim.
Não deu pra entender. É tão difícil aceitar, perder, eu sei por que a vida tem que ser assim. Porquê? Um dia a gente vai se encontrar. Um dia todos nós vamos nos encontrar. Saudades.



DE MACEIÓ - NELSON ROCHA BRAGA


Nosso amigo e conterrâneo Nelson Rocha Braga, hoje radicado em Maceió, onde é assessor parlamentar do Médico e Vereador Dr. Cleber Costa (PT), nos envia uma publicação dos seis primeiros meses de sua gestão, que em seu primeiro mandato, já é referencia como político eficiente e determinado no Estado de Alagoas, onde vem  prestando  um excelente trabalho naquela bela cidade. Nelsinho Azia, como é carinhosamente conhecido em nossa cidade, após recuperar-se de um problema de saúde, se encontra em plena recuperação e convoca seus amigos a visitá-lo naquela cidade. A propósito, Dr. Cleber Costa, pode sair candidato a Governador no próximo pleito e quem sabe, tendo como vice, o nosso conterrâneo. Parabéns Nelsinho pela sua perseverança e luta constante. Seria interessante um intercâmbio entre nossos parlamentares e os de Maceió, onde poderiam surgir novas idéias que beneficiassem as duas cidades. A Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco é uma das mais modernas do país, cujos vereadores, vêm honrando os mandatos lhes outorgados pela população.


OILIAN JOSÉ
Imagem: Academia Mineira de letras


Recebi correspondencia de nosso conterraneo, escritor Oilian José, agradecendo pela publicação de sua vida literária e pelo envio do nosso jornal A Nova Imprensa, onde foi destaque na coluna anterior. Oilian, nós é que devemos agradecer pela sua paixão por nossa cidade, e pelas grandes obras literárias sobre nossa cidade, que estão imortalizadas.


LEX LUTHOR - DVD AO VIVO


Com enorme satisfação, recebi o novo dvd da Banda Lex Luthor, assim como um especial da Gang Lex no programa Ídolos da Tv Record. A turnê Transformers teve o seu auge, na gravação do show de 2011, em Belo Horizonte, onde a banda incendeia a plateia presente, com sua música contagiante e sua magnífica coreografia. A cidade de Divinópolis se orgulha de ter tantos artistas de renome nacional, pois onde tem se apresentado, a lotação está sempre lotada. Agradeço ao Richard e ao Sávio, o presente recebido, inclusive com dedicatória, o qual será sempre um motivo de orgulho, ter uma lembrança como esta. A propósito, elogiou nossa cidade e reitera a satisfação de sempre apresentar na cidade, em especial no Carnaval, o qual já se encontra ausente ha alguns anos. O povo também reclama a ausência da Banda, e conclamamos a administração municipal, para um retorno a cidade, o mais breve possível da fantástica LEX LUTHOR. Sejam bem vindos.


FESTIVAL DE CINEMA EM VRB







Realizado em julho deste ano no Auditório Jotta Barroso e com grande sucesso, o Festival de Cinema Rio-branquense Geraldo Santos Pereira, contou com a exibição de filmes produzidos por rio-branquenses e pelo próprio Geraldo. Os idealizadores do evento, José Luiz Lopes Gomes e Franklin Netto, juntamente com apoio da Secretaria de Cultura do Município, proporcionaram aos nossos conterrâneos durante uma semana, momentos de nostalgia e alegria, culminando com chave de ouro, a apresentação no ultimo dia e em plena Praça 28 de Setembro, do filme Rebelião em Vila Rica.
(Obs.:  O Festival aconteceu de 12 a 18 de agosto)


Coincidentemente, em Juiz de Fora, um amigo que também preserva e cultua tudo sobre a história de Juiz de Fora, através do site www.mariadoresguardo.com.br, e que nos forneceu a foto em anexo, ciente que também interesso por assuntos desta natureza, me perguntou se conhecia o filme exibido em Rio Branco, o qual já sabia da programação.





O fato é que uma atriz que participou do filme, Maria Dorotea Antunes Netto eleita Miss Juiz de Fora em 1957, hoje residindo em Brasília, estaria a procura do mesmo. Imediatamente me foi passado o contato e tive o prazer de formular algumas perguntas, o qual ela gentilmente respondeu.
P- Em que ano foi eleita Miss Juiz de Fora?
R- Fui eleita Miss Juiz de Fora em 1957, e logo após, participei do Concurso de Miss Brasil, no qual conquistei o segundo lugar. Um ano antes em 1956 fui eleita Miss Elegante Bangu de Juiz de Fora, Rainha do Café de Juiz de Fora e de Minas Gerais. Em Três Pontas, concorri na edição nacional, sendo contemplada com o segundo lugar.


P- Como e quando surgiu o convite para participar das filmagens do filme Rebelião em Vila Rica?
R- Os irmãos Santos Pereira (Renato e Geraldo) estavam com projeto de fazer o filme e precisavam de um "chamariz" para promover o filme em nível nacional, pois os artistas principais eram de Teatro e conhecidos apenas no Rio de Janeiro. Aí surgiu o convite e coincidentemente meu nome é o mesmo do segundo personagem da estória, pois estava no auge da fama e nada melhor como atrativo para alavancar o filme.


P- Conheceu pessoalmente os diretores do filme, Renato e Geraldo Pereira dos Santos?(Obs.: Geraldo Santos Pereira)
R- Claro! Eles eram os diretores do filme!


P- Voce foi a exibição do filme nos cinemas na ocasião do seu lançamento?
R- Não fui eu quem fiz as dublagens do filme; onde colocaram Lia Salgado, cantora sem qualquer expressão, ( era esposa do Ministro da Educação na ocasião), para dublar minha voz nas cenas de serenatas, o que muito me chateou, pois eu tinha uma belíssima voz, tendo inclusive cantado para Juscelino Kubitschek. Dai vieram os desencontros: palavras dadas e não cumpridas como o guarda roupa que foi todo meu e pago por mim sem ajuda de um centavo da direção dos Santos Pereira. Me devem  isto até hoje. Por isso não fui a pré-estreia do filme.


P- Quando se mudou para Brasília?
R- Quando me casei, fui para Belo Horizonte e logo após em 1964, mudei para Brasília, onde me encontro até hoje.


Notas de bastidores


22 de junho de 1957, Hotel Quitandinha, Rio de Janeiro. Uma linda mineira de Juiz de Fora desfila na passarela do concurso Miss Brasil. Ao lado de Sandra Hervé, Miss Rio Grande do Sul, e de Lia Guimarães Pires de Castro, Miss Ceará, ela é apontada como uma das favoritas ao cobiçado título e é a mais aplaudida de todas as candidatas. A comissão julgadora, no entanto, assim definiu: quinto lugar, Karin Japp, Miss Paraná; quarto lugar, Lia Guimarães Pires de Castro, Miss Ceará; e terceiro lugar, Sandra Hervé, Miss Rio Grande do Sul. Para o primeiro lugar, o júri ficou indeciso entre Maria Dorotéia Antunes Neto, Miss Minas Gerais, e Terezinha Gonçalves Morango, Miss Amazonas. Carlos Machado, integrante da comissão julgadora, pegou duas cadeiras e colocou uma ao lado da outra. Mandou que Maria Dorotéia e Terezinha Morango subissem e juntassem bem as pernas, do calcanhar às coxas. Maria Dorotéia tinha um pequeno arqueamento nas pernas e não deu outra, ficou como segunda colocada e perdeu o título de Miss Brasil 1957 para Terezinha Morango.
Maria Dorotéia Antunes Neto, Miss Minas Gerais



Duas vidas, dois destinos. Terezinha Morango tinha sido Miss Cinelândia em 1956 e não tornou-se estrela de cinema. Foi a segunda colocada no concurso Miss Universo 1957, onde perdeu para a peruana Gladys Zender e casou-se no dia 27 de maio de 1959 com o milionário desquitado Alberto Pittigliani . Maria Dorotéia Antunes Neto, que adorava escrever, pintar e cantar, foi a estrela do filme “Rebelião em Vila Rica”, dos irmãos Santos Pereira. Houve um desentendimento entre ela e os diretores do filme, e quase abandonou as filmagens. Ela não gostava de tocar nesse assunto e em entrevista à extinta revista ALTEROSA, de 15/08/1959, declarou: Não me falem em cinema. Nunca mais farei qualquer filme e prefiro não conversar no assunto. Pode me atender neste favor? Sabe de uma coisa? Se, por acaso, houvesse em minha vida outra oportunidade de ser, novamente, Miss, eu não aceitaria. Sabe lá o que é ser Miss? É uma coisa que toda moça quer ser, enquanto não o é, e, provavelmente, a totalidade gostaria de não ser, quando já o é. “


(Transcrito do site Passarela Cultural, revista on line de Pernambuco, publicada em 13 de janeiro de 2008, pelo editor Daslan Melo Lima)


Hoje, ela complementa: Passado o fato  que me desagradou profundamente na ocasião, o que ficou foram belas histórias de admiração, carinho e amizade; muitas conquistadas ao longo do tempo! Na época, muitas cartas, dezenas com propostas de casamento, pedidos para correspondência, presentes os mais variados; muitas histórias. No fim, ficaram somente coisas boas!


Maria Dorotea, a história de uma Miss que se tornou atriz e que tem ligação direta com nossa cidade, pela brilhante participação no filme Rebelião em Vila Rica, dirigido pelos irmãos Santos Pereira. Bela trajetória de vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário