quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COLUNA DO PAULO TIMM(Torres-RS) - Drops Revista Diária setembro 04 - SÃO PETERSBURGO



 Drops Revista Diária setembro 04 - SÃO PETERSBURGO        





Perdoem os ideólogos, mas “Só a beleza salvará o mundo” - “Memórias do subsolo”  da História
            Paulo Timm – setembro, 04 – copyleft


Praça Imperial e Palácio de Inverno – São Petersburgo

São Petersburgo - Viagens e Imagens

Imagem: Wikipédia

www.imagensviagens.com/saopetersburgo.htm
Não dizem que, numa festa ou evento, o melhor deve ficar para o final? Isto também deve vale para uma viagem. E isto também vale para uma visita à Russia.

São Petersburgo - Wikitravel

wikitravel.org/pt/São_Petersburgo
thumb|343px|Leningrado em 1978; nada neste mapa mudou Em 1 de maio de 1703 (pelo calendário juliano), durante a Grande Guerra do Norte, Pedro o ...

Filme: Demônios De St. Petersburgo (I demoni di San Pietroburgo ...

www.eovideolevou.com.br/detalhe/completo.asp?cp=64562
São Petersburgo, 1860. Um membro da família imperial é assassinado. Alguns dias depois, o escritor Fyodor Michailovitch Dostoiévski se encontra com Gusiev, ...


Hoje o G-20 , Grupo dos 20 mais poderosos países do mundo se reúne na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Eu, particularmente, já não alimento ilusões quanto à tais reuniões de cúpula. Talvez sejam necessárias, mas nunca ultrapassam o protocolo das Declarações Finais, sempre mais de intenções do que de resultados. Agora mesmo, às vésperas de um bombardeio da Síria pelos Estados Unidos, muito se falará a respeito, no Encontro do G-20, mas pouco resultará desta falação. No fim e ao cabo prevalecerá a Lei do Mais Forte, isto é, a intervenção americana. Prefiro, pois, deter-me na contemplação de uma das mais belas cidades do mundo, onde viveu, escreveu e proclamou Fedor Dostoievski seu famoso desabafo, que tomo por título da Coluna de hoje: “ Só a beleza salvará o mundo”.
São Petersburgo é a mais emblemática cidade da grande nação russa, cuja alma tem permanecido eternamente  dividida entre a origem asiática e vizinhança ocidental. A Rússia, ocupada na Idade Média por um povo eslavo vindo da Ásia,  nasceu como Estado na luta contra o Império Mongol no Século XV, justo no momento em que a Europa Ocidental, já demograficamente estabilizada,  dá um grande salto rumo à Era Moderna. Naquela época a Rússia era marcadamente oriental, sofrendo grande influência cultural do Império Bizantino, de onde herdou todo o ritual aristocrático do Império Romano, inclusive  a Igreja Ortodoxa. Até o termo Czar seria uma corruptela dos Cesares. Ao longo dos séculos seguintes, no entanto, a Rússia foi se familiarizando com a Europa, numa trajetória que tem três grandes momentos: Pedro, O Grande, com a construção de São Petersburgo em 1712, que seria erigida em Capital da Rússia até 1917; Lênin, com a Revolução Soviética, neste mesmo ano, de clara inspiração laica ocidental; Gorbachev, em 1989-91, com a abertura da GLASNOST e PERESTROIKA sobre o regime comunista reinante na então União Soviética.
1.           
1.           
São Petersburgo
São Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do golfo da Finlândia, no mar Báltico. A cidade designou-se Leningrado de 1924 até 1991, e Petrogrado entre 1914 e 1924. Wikipédia
População4,88 milhões (2010)
Área1.439 km²
Fundação27 de maio de 1703
Tempo13 °C, vento S a 6 km/h, umidade de 67%
Hora localquarta-feira 21:48
PrêmioCidade-Herói

Importa, pela pauta do dia na Cidade dos Sonhos de Pedro, o Grande, registrar a importância deste Imperador, no Século XVIII, no processo de ventilação da Rússia. Pedro sempre quis um porto aberto ao comércio mundial em franca expansão e viu no posto sueco avançado no Mar Báltico tal oportunidade, aí levantando a cidade, depois de conquistada aos suecos. É interessante relembrar a trajetória do Grande Imperador:

A 30 maio 1672  novo grande entusiasmo em Moscou. A Corte  delira com o nascimento de um herdeiro do Czar Alexei ,  chamado Pedro, filho legítimo da casa real , embora não fosse o mais próximo na linha de sucessão. Os seus meio-irmãos Fiodor e Ivan, , além da meia-irmã Sofia, filhos de um casamento anterior, lhe barravam o caminho sendo que , particulamente esta última, ambicionava o trono. E assim foi. Quando o Czar Alexei veio a falecer, Fiodor assumiu o trono mas governou por pouco tempo. No mesmo dia do se funeral  Sofia anuncia sua pretensão ao trono afirmando  que “ inimigos”   haviam assassinado o irmão . Claro que esta conhecida trama palaciana colocava em cheque a vida de Pedro, ainda criança, obrigando seus protetores a retirá-lo de Moscou para evitar a ira da meia –irmã que, por ser mulher, estava impedida de chegar à condição de czarina.. Mas ainda assim, Sofia consolidou-se no governo ficando , entretanto,  sempre numa penumbra cujos cenário principal  era ocupado pelos  dois legítimos herdeiros do trono: Ivan e Pedro.

Pedro,  muito jovem , fora  de Moscou , com  Sofia no comando do Governo ,  vai viver seu mundo à parte. Mas se preparava, em liberdade e com longos períodos vivendo nas capitais do Ocidente, para retomar Moscou e reclamar o trono. Nestas cidades viu as transformações ocorridas na Europa com a montagem de grandes potências em concorrência pelas riquezas do Novo Mundo, percebeu a importância de uma armada como instrumento de defesa e comércio destas potências, viu as mudanças ocorridas na estrutura social dos países europeus com o fim do monopólio da Igreja sobre os soberanos e a crescente importância de uma próspera burguesia comercial nos negócios de Estado, percebeu a mudança já visíveis no espírito reinante na cultura européia.

Com efeito, em 1689.  Pedro anuncia a seu irmão  que chegara a hora de retomar o governo das mãos de Sofia. Em agosto desse ano, rumores de que Pedro ameaçaria Moscou  levam Sofia a tentar impedi-lo.Mas já era tarde.  Este reage e com o auxilio dos militares leais a seu pai  retira Sofia de cena obrigando-a a se retirar  para um convento. Estava encerrado o reinado tirano de Sofia. Iniciava se o Reinado de Pedro, O Grande, assim chamado tanto pela sua elevada e impressionante estatura, como pela sua capacidade de comando militar e do Governo.

O Reinado de Pedro , o Grande consolida as conquistas do Império Russo e o projeta com maior importância no cenário europeu. Não lhe falta sequer uma tentativa de compartilhar as conquistas do Novo Mundo com a Espanha ao fundar a Compania Russo-Americana que irá estimular a colonização do Alasca. A Missão Behring é cuidadosamente preparada durante dezesseis anos para sair, em 1741, mar afora a partir de Kantchatka, no extremo oriental da Rússia, rumo à descoberta de uma passagem para a América. Daí até o início do século XIX os russos dominarão o comércio de peles raras e as rotas de comércio através das Ilhas Aleutas. Neste período contracenam com os espanhóis que avançam do México até a cidade de San Francisco, na Califórnia, encontrando-se estes dois movimentos colonizadores vindos de tão diferentes pontos de partida, o russo do Pacífico, na Ásia, o espanhol, do Atlântico. Quando da Proclamação da Independência dos Estados Unidos, em 1776, recém haviam chegado à costa oeste os primeiros povoadores europeus. Até então estas terras eram cobiçadas apenas pela sua fertilidade e clima ameno. Poucos suspeitavam de suas riquezas em ouro que , menos de século depois, a fariam o centro de um movimento migratório intenso e que a tornaria um dos mais ricos lugares do planeta. Castigado pela miséria de suas posições no Alasca um  embaixador russo nesta região aporta em março de 1806 em San Francisco em busca de mantimentos. Aí encontra abrigo graças à promessa de casamento com uma das mais cortejadas e bela donzelas da época, chamada Concepción , filha do Comandante local da guarniça,  com quem jamais se casará em virtude de morte precoce no retorno à Rússia. Mas fica , com isso, consolidada a ocupação russa  ao noroeste da América.

(Paulo Timm - Rússia – Um caso histórico de ocidentalização forçada- inédito)



Pedro, o Grande, foi o grande reformador do Império. Ele teve em São Petersburgo o palco das suas ambições. Conta-se que uma de suas medidas consistiu em determinar aos nobres que se barbeassem, embora nunca se saiba se, realmente, lhe obedeceram. Teriam preferido seus apelos para um inédito surto industrial comandado pelo Estado e que muito contribui ao fortalecimento militar do país nos anos vindouros. Mas, tendo Pedro vivido na Europa Ocidental e ali sentido o influxo do Iluminismo e das revoluções sociais, políticas e econômicas,  sentia que seu país deveria abrir uma janela à modernidade. Esta teria sido a razão principal de sua determinação em construir São Petersburgo,  ( que viria a ter , no século XX, o nome de Leningrado e Stalingrado),  fazendo convergir para a nova capital a inteligência russa mais avançada. A cidade, situada no Golfo da Finlândia,  às margens do Mar Báltico, estava mais perto da Europa Ocidental, com ela interligando-se no século XIX pelo fácil acesso por trem . Desde sempre, transformou-se, pois,  na capital da cultura e das artes russas, abrigando belíssimos museus, catedrais e Palácios. Nela viveu Dostoievski.

São Petersburgo (em russo: Санкт-Петербу́рг) é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do golfo da Finlândia, no mar Báltico. A cidade designou-se Leningrado de 1924 até 1991, e Petrogrado entre 1914 e 1924. É frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.
Fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos, entre 1713 e 1728e novamente entre 1732 e 1918. São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917.3 É a segunda maiorcidade da Rússia e, em território, a quarta maior da Europa, atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 5 milhões de habitantes e mais de 6,2 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante portorusso no Báltico.
São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste europeu russo.4 Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais ao Norte, o que lhe originou a alcunha de cidade boreal. O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por dois séculos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a capital do norte. Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outros negócios estão situados em São Petersburgo.

                                                                            (Wikipédia)
Pedro, o Grande  transferiu a capital de Moscou para uma São Petersburgo ainda não concluída no ano de 1712, mas referia-se a São Petersburgo como a capital desde 1704. Com um pequeno interregno logo depois, São Petersburgo seria a capital russa até a tomada do Palácio de Inverno pelos bolcheviques no ano de 1917. Estes decidiram, então, levar de volta a capital para Moscou, até por razões de segurança nacional, onde permanece até hoje. A cidade tornou-se no século XX um monumento da Revolução Socialista, não só por ter sido o palco dos Dez Dias que Abalaram o Mundo, segundo o título do histórico livro de John Reed, umbral do assalto soviético ao Poder,  como pela tenaz resistência ao cerco nazista na II Guerra Mundial, quando já tinha seu nome alterado para Leningrado. Por 872 dias, entre novembro de 1941 e janeiro de 1944, no meio da morte, do frio e da fome seus cidadãos resistiram às investidas do exército alemão. Com a morte de Stalin e como reverência à resistência russa mudou o nome para Stalingrado mas voltaria ao nome original em 12 de junho de 1991, elegendo por primeira vez um Prefeito, Anatoli Sobtchak, aliado do presidente Boris Iéltsin.

Consta que a Presidente Dilma terá tido, hoje, uma Agenda livre em São Petersburgo. Morro de inveja dela...Pois terá tido uma boa oportunidade para visitar a cidade, nos estertores do verão, quando ainda brilha o sol sobre suas grandezas naturais e arquitetônicas. Fica, para nós, mortais, a possibilidade de sonhar com a beleza – do Mundo e da Mão Humana – depositada em São Petersburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário