sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Zé do Pedal, em visita, diz que estará carregando o 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco por onde andar

Zé do Pedal, com a camisa do 2º FestCine VRB GSP



Zé do Pedal, premiado no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira,  esteve esta noite, como prometera, na cidade.  Chegou à casa de José Luiz Lopes Gomes por volta das 20 horas.  Estava acompanhado de sua namorada, a Psicóloga Tereza Batalha. O seu irmão Vicente de Castro(advogado) não veio porque se encontrava em uma audiência na cidade de Teixeiras, a nove quilômetros de Viçosa. E o historiador José Mário Rangel deixou de vir por motivo de desencontro na hora da saída. 
Tereza Batalha


Na sua visita de cortesia “para agradecer a hospitalidade e o carinho recebido”, falou de sua emoção ao exibir o filme no cinema do Memorial Getúlio Vargas, na Praça Luiz de Camões, ao lado do Hotel Glória, no Rio de Janeiro, após apresentação da Orquestra Cyclophônica, primeira orquestra do mundo a se apresentar em bicicletas.  



A crítica especializada o considera carinhosamente  “um Dom Quixote a pedal”, porque reveste suas aventuras de causas humanitárias e ambientalistas.

Nesta noite, durante a permanência na Rua Benjamin Bertelli, 118, casa do anfitrião José Luiz, falou de sua entrevista à TV Globo que esteve em Viçosa. A matéria deve ir ao ar na semana que vem.  E que naquela oportunidade o que achou mais importante foi falar de sua passagem pela África, e da participação bem sucedida no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira. E que, por este motivo, nas suas andanças nesse período em que se dedica a vender o DVD do filme, estará carregando junto aos seus passos o Festival que o premiou.
O anfitrião José Luiz, ao lado do Bacharel em Direito, Aloísio Paulo Ferreira

Zé do Pedal recebe o prêmio de Melhor Documentário
O DVD



A conversa aconteceu em um ambiente de “Café com Cultura”, muito descontraído sobe recíprocas cortesias.

Zé do Pedal e Café com Cultura


                   
             Zé do Pedal, um dos pioneiros do cicloturismo na América Latina

  
“O brasileiro José Geraldo de Souza Castro, ou Zé do Pedal, fotógrafo, ambientalista e ciclista, há mais de 30 anos percorre o mundo em aventuras inusitadas. Foi um dos pioneiros do cicloturismo na América Latina. Fez sua primeira grande aventura em 1981, quando saiu do Rio de Janeiro, de bicicleta, e chegou à Espanha, para assistir à copa do mundo de 1982. Depois disso, deu a volta ao mundo de bicicleta, cruzou o Japão e parte do Brasil em um velocípede, desceu o rio São Francisco num pedalinho, viajou pelo oceano Atlântico em um barco a pedal, cruzou o continente africano em um kart a pedal. Passou por chuvas monçônicas, terremotos, furacões e duas guerras civis. No total, visitou 66 países e pedalou mais de 170 mil quilômetros. Um aventureiro solidário, que sempre se preocupou em chamar a atenção do mundo para questões ambientais e humanitárias. Em todas as suas viagens sempre abraçou uma causa ambiental ou campanha social.

Principais Aventuras

De bicicleta até a Copa do Mundo (1981/1982) - Saindo do Rio de Janeiro, ele atravessou a América do Sul, voou até a Inglaterra e foi pedalando pela Europa até a Espanha. Minutos antes da chegada dos jogadores para a Copa de 1982, chegou de bicicleta em frente à concentração da seleção brasileira. Este fato chamou a atenção de jornalistas do mundo inteiro, fazendo-o ganhar notoriedade no Brasil. Foi neste momento que ele recebeu o apelido de Zé do Pedal.

Volta ao mundo de bicicleta (1983/1986) - Logo que retornou da Espanha, decidiu dar a volta ao mundo de bicicleta. Nesta viagem, divulgou uma campanha de Combate ao Câncer nos 54 países pelos quais pedalou. O fim da aventura se deu no México, onde novamente assistiu a uma copa do mundo de futebol.

Japão em um velocípede (1985) - Durante a “Volta ao Mundo”, decidiu cruzar o Japão em um velocípede infantil, enquanto chamava a atenção da mídia para a condição das crianças na Etiópia.

De Chuí a Brasília em um velocípede (1987) - Após conhecer o mundo, Zé decidiu viajar pelo Brasil. Optou, novamente, pelo velocípede, e cruzou o Brasil para pedir aos políticos ajuda para as crianças do nordeste.

América do Sul em uma motocicleta (1996) - Em uma motocicleta, percorreu 8 países da América do Sul: Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai e Bolívia.

Pedalando no Velho Chico (2002) - Depois de 12 anos morando no Equador, voltou ao Brasil e retomou sua vida de aventureiro do pedal. Viajou por todo o Rio São Francisco, em um barco tipo pedalinho, de Três Marias (MG) até Aracaju (SE). Nesta viagem, procurou chamar a atenção do país para a poluição do Rio São Francisco.

Da Liberdade ao Cristo (2004/2005) - Saindo da estátua da liberdade, em Nova Iorque, Zé tinha o objetivo de chegar ao Rio de Janeiro, percorrendo a costa litorânea das Américas em um barco a pedal. Nesta aventura, buscava alertar a comunidade internacional para a poluição das águas do planeta. Entretanto, na cidade de Dzilam de Bravo, no México, 18 meses depois da partida, sua embarcação sofreu danos irreparáveis ao enfrentar o furacão Rita, impedindo o término da viagem. Dos 23 mil quilômetros programados, pedalou cerca de 10 mil.

Zé do Pedal 50 anos (2007) - Na comemoração de seus 50 anos, construiu uma embarcação a pedal feita com garrafas pet, um quadro de bicicleta encontrado em um lixão e algumas barras de aço. Com ela, realizou uma inusitada travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para chamar a atenção para a poluição das águas e a importância do Protocolo de Kyoto.

Extreme World (2008/2010) - Em um kart a pedal viajou da França até a África do do Sul. Nesta aventura, de cerca de 17 mil quilômetros, em 2 anos passou por 22 países e divulgou uma campanha internacional de combate ao Glaucoma e à Catarata em países pobres.

Atualmente Zé está em Viçosa - MG, trabalhando como fotógrafo, enquanto prepara uma nova aventura” e divulga seu primeiro filme documentário - Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo.
                           (WikipédiA) – (Alteramos o parágrafo final)


(Franklin Netto - viscondedoriobrancominasgerais@gmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário